A importância das práticas bioenergéticas
  • 1

  • 2

  • 3

  • 4

Copyright 2024 - Custom text here

Avaliação do Usuário

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 

 


Um complemento da prece e da meditação, as práticas de visualização criativa nos ajudam a elevar nossa sintonia espiritual e no equilíbrio energético

 

O velho “orai e vigiai” continua atual e é imprescindível. Mas quem sabe orar de fato? E além do mais, basta orar e está tudo resolvido? Claro que não! Se para evoluirmos bastasse orar, seria muito fácil e os beatos-rezadores de plantão não teriam problemas e estariam muito na frente sob o ponto de vista espiritual – evolução consciencial.

As orações são válidas quando criam sintonia elevada, ou seja, quando são sinceras e não proferidas mecanicamente, mas de intenção do coração. Não adianta tentar comprar o céu. O que vale mais: rezar quatrocentas Ave Marias ou refletir alguns minutos com sinceridade numa sintonia superior? A ideia vale para os mantras também.

A intenção boa do ignorante é mais sábia que a mecânica espiritual do culto. A humildade do inculto é mais elevada espiritualmente que a vaidade do intelectual. Espiritualidade não é religião e conhecimento não é sabedoria.

Portanto, não basta orar e vigiar, é preciso orar e “bioenergizar” também. É necessário largar a preguiça mental e começar a mobilizar as energias. É preciso maturidade e largar o desejo leviano de querer aprender a ver aura ou ser clarividente. Além do mais, quem acredita que fazer curso ou ler um livro vai conseguir isto, está muito enganado.

É um desejo ingênuo acreditar nestas fórmulas mágicas, enquanto o indivíduo não se mexe para mobilizar as próprias energias. Mobilizando as energias, aí sim, vai despertar suas projeções conscientes, sua mediunidade e seus talentos parapsíquicos, incluindo a kundalini no seu devido tempo e adequação pessoal.

Mas quem faz isto? Orar ainda é fácil, mas trabalhar as bioenergias exige mais esforço e vontade. Deveríamos trabalhar as energias ao levantar, antes de sair de casa e antes de dormir, no mínimo. No ambiente de trabalho nem se fala! As práticas no sossego do lar, no grupo de estudos e entre amigos são fáceis e onde são menos necessárias devido à harmonia local. Onde as condições são mais ásperas, elas são muito mais necessárias. Empresas, abram os olhos!

Passamos horas tomando banho, preparando e vestindo a roupa, passando cremes, perfume, desodorante, escovando os dentes, mas não paramos dez minutos para trabalhar as energias e vestir uma aura de proteção! E ainda nos denominamos espiritualistas, espíritas etc.

Quando você faz sua prática bioenergética antes de sair de casa, seu dia transcorre melhor. Você se cansa menos, se aborrece menos e no fim do dia está mais disposto. É claro que ficará cansado conforme o desgaste energético (físico e mental) que demanda seu trabalho em particular. Mas, efetuando as práticas, você evita ser vampirizado e também as cunhas mentais que incitam irritabilidade, desânimo e depressão. Com as práticas, você melhora o brilho e dimensão de sua aura e a transforma num escudo de luz.

Com a prática rotineira dos exercícios bioenergéticos, eles vão ficando mais fáceis, fluentes e naturais. Há práticas complexas e práticas simples. Prefira as simples para iniciar. Algumas pessoas possuem dificuldade de visualização e todas as práticas iniciam através da visualização. Quando o indivíduo fica mais seguro e começa a sentir as bioenergias, ele pode dispensar a visualização.

A dica para quem tem dificuldade de visualizar é utilizar imagens e memorizá-las aos poucos. Se a prática envolve tal chacra com tal cor, imagem respectiva ajuda muito; se a prática envolve uma cachoeira, uma foto ou desenho da mesma auxiliará. Use as muletas temporárias para dinamizar sua evolução consciencial sem se escravizar por elas. Há dois tipos de misticismos (no sentido pejorativo do termo): o medo e pavor das muletas e a dependência excessivamente mística das mesmas.

As práticas bioenergéticas, quando efetuadas com rotina e disciplina, impedem obsessores de acoplarem em nossas auras, tratam e assistem os que já estão acoplados, ajudam a limpar o ambiente e as pessoas nele presentes, podem descolar possíveis ovoides, chips trevosos, cunhas mentais espúrias e formas pensamentos negativas.

É adequado lembrar que as práticas podem ser efetuadas por pessoas “positivas” ou “negativas”, com intenções diversas e seu efeito é potencializado com uma sintonia elevada e ajuda de amigo espiritual (amparador). Um técnico de coração frio, ao efetuar uma prática terá um efeito “x”, empírico e objetivo, mas afirmo com toda certeza que, o mesmo indivíduo, ao realizar a mesma técnica de coração aberto, sem arrogância, egoísmo e em sintonia elevada, dinamizará a mesma mais de dez vezes.

Aos praticantes com perfil mais técnico, aconselho práticas focadas no chacra cardíaco; aos mais emotivos e afetivos, as focadas nos chacras da cabeça. Mas insisto que em qualquer condição deve-se efetuar práticas com todos os sete chacras principais, focando-se nos mais necessários dentro de cada caso.

Repetimos: o velho “orai e vigiai” continua atual, pode e deve ser praticado também, mas em condição de sintonia elevada, e pode também ser utilizado antes da prática bioenergética para ajudar na elevação do padrão de sintonia mental.

Portanto, orai, bioenergizai e boas práticas!

 

Artigo publicado na Revista Caminho Espiritual.
Ao reproduzir o texto, citar o autor e a fonte.

 

f t g