Fé e autocura
  • 1

  • 2

  • 3

  • 4

Copyright 2024 - Custom text here

Avaliação do Usuário

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

 

Jesus afirmou que aquele que tivesse fé do tamanho de um grão de mostarda, moveria uma montanha. Outros grandes mestres espirituais do passado também evidenciaram o poder da fé.

Hoje, não apenas espiritualistas afirmam a importância deste atributo do espírito, mas, médicos do mundo inteiro levantam debates atestando o papel que a fé e a espiritualidade exercem no processo de cura e recuperação de doenças.

Na verdade, a medicina oriental já vem, há milhares de anos, tratando o ser humano de forma holística, ao contrário da medicina no Ocidente, que vê o ser humano como resultado de processos químicos e biológicos.

Para a abordagem espiritualista, o corpo é um veículo e quem o dirige é o espírito que nele está encarnado. Segundo o Espiritismo, por exemplo, o espírito pré-existe e sobrevive à morte do corpo físico e quando reencarna, traz em seu subconsciente toda a bagagem adquirida em vivências passadas, sejam elas proveitosas ou dolorosas.

Entre o espírito e o corpo físico existem outros corpos intermediários, mais sutis, além dos centros de força (chakras) e dos meridianos energéticos (nadis), responsáveis em fazer a captação, irradiação e distribuição da energia que flui pelo nosso corpo e aura, conhecida como: qui, chi, prana, axé, fluido vital ou outros nomes. Quando esta energia não flui livremente, o corpo adoece, num processo conhecido como psicossomatismo, ou seja, uma doença cuja causa está no campo da mente e das emoções. São as doenças psicossomáticas.

Para mantermos nosso corpo saudável, além dos cuidados básicos (como alimentação saudável, atividades físicas, etc), é fundamental a busca pelo equilíbrio interior. Por exemplo: uma mente serena regula a respiração, os batimentos cardíacos e o metabolismo do corpo. E mais do que isso... a harmonia interior equilibra nossa aura, desde o nível mais denso (energético) ao mais sutil (espiritual).

Uma das ferramentas que podem nos ajudar no processo de harmonização da aura (campo espiritual e energético que se irradia em torno da pessoa), além da meditação, é a prece. Quando você ora com fé, ou seja, com sentimento, isso repercute na sua aura, alterando, ainda que momentaneamente, o seu padrão espiritual e energético. Claro que neste processo, a intenção com que se faz uma prece é essencial, pois é o que direciona a nossa sintonia interior.

E quando rezam por nós? Isso tem algum efeito?

Pesquisas realizadas nos EUA comprovaram que pacientes que receberam preces, mesmo sem saber disto, se recuperaram mais rápido de doenças do que aqueles que não receberam orações. Ou seja, orar por terceiros também produz resultados. Isso fez com que médicos do mundo todo começassem a repensar o papel da religiosidade na vida do paciente, a ponto de discutirem sobre como abordar o assunto na hora do tratamento, sem interferir em suas crenças.

Como vimos, a fé está modificando antigos paradigmas na medicina, ou melhor, está movendo montanhas!

Nós temos potenciais que nem imaginamos. Cabe a nós iniciarmos o processo de autoconhecimento e crescermos em sabedoria, a fim de manifestarmos, cada vez mais, nossa “grandeza divina”.

Artigo publicado na revista Caminho Espiritual, edição 15.
Ao reproduzir o texto, citar o autor e a fonte.

Receba seu exemplar gratuitamente, por e-mail!

 
f t g