Autoconhecimento e evolução
  • 1

  • 2

  • 3

  • 4

Copyright 2024 - Custom text here

Avaliação do Usuário

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 
evolução
 
Em biologia, evolução é a mudança das características hereditárias da população de uma geração para outra. Este processo faz com que os organismos mudem ao longo do tempo. A seleção natural é um processo pelo qual características hereditárias que contribuem para a sobrevivência e reprodução se tornam mais comuns numa população, enquanto que características prejudiciais tornam-se mais raras.

O termo evolução vem do Latim evolutio, que significa, “desabrochamento”. Segundo o dicionário Aurélio, evoluir significa “evolver, passar por transformações”.

Tudo começa por aqui. Não adianta você querer transformar algo que mal conhece. Antes de qualquer reforma, é fundamental conhecer aquilo que se deseja transformar. Isso não significa que precisamos ser sábios para iniciarmos nossa transformação. Na verdade, penso que a sabedoria vem justamente com a mudança interior. Mas a nossa transformação, que ocorre gradativamente, precisa estar alicerçada em um trabalho de investigação interna. Precisamos aprender a olhar para nossa realidade íntima com sinceridade, com imparcialidade, mas também com acolhimento, com carinho, sem autojulgamento e autopunição desnecessários. Na verdade, é impossível um trabalho evolutivo sem autoaceitação, o que não significa conformismo ou limitar-se a uma zona de conforto.

Precisamos estar constantemente nos percebendo, atentos ao que ocorre em nosso mundo interno. O que nos irrita, o que nos causa medo, nos atrai, nos magoa... e como reagimos às diversas situações que surgem na vida. Ou seja: autoconhecimento é a percepção e compreensão dos nossos pensamentos, emoções, sentimentos, complexo energético e ações. É estarmos conscientes da nossa realidade holística, cada vez mais.

Como podemos manter um estado de saúde integral se cultivamos ódio, rancor, mágoa, tristeza...? Como manter o equilíbrio com pensamentos egoístas, mesquinhos, confusos, sem termos a menor noção do que se passa em nossa mente? Como ter um corpo saudável quando nos “entupimos” de comida, sem nos preocuparmos com uma alimentação saborosa, mas nutritiva? Como vivermos sem medo, aflições e pressão, se vivemos em uma sociedade competitiva demais, onde a grande preocupação da maioria é ganhar, ganhar e ganhar?

Conscientes daquilo que sentimos ser a fonte de sofrimento, precisamos mudar nossos hábitos para cessar o sofrimento. Quando digo hábitos, me refiro aos nossos processos psicoemocionais, e não apenas ao nosso comportamento.

Somos viciados em “emoção”, presos a padrões de pensamentos repetitivos que atrapalham nosso amadurecimento espiritual. Então, é preciso boa vontade para mudar, abandonando de vez aquilo que nos faz sofrer.

Cabe a nós buscarmos, a cada experiência vivida, um grau maior de autoconhecimento, nos tornando a cada dia mais sábios.

Precisamos buscar com toda a sinceridade possível esse autoconhecimento, a fim de iluminarmos a sombra que ainda existe em nosso ser. Dessa forma, perceberemos que a maioria dos sofrimentos pelos quais passamos é criada por nós mesmos.

Existem várias ferramentas a nosso dispor que nos auxiliam no processo de autoconhecimento. Mas de nada adianta absorver diversas teorias e doutrinas se você não conseguir colocar em prática o necessário para que possa progredir nessa jornada evolutiva.

Um profissional que trabalha com Life Coaching poderá oferecer essas ferramentas que ajudarão você a compreender sua situação atual e estabelecer um plano de ação, concreto e objetivo, para a cada dia dar um passo realmente significativo no seu processo evolutivo. Não basta teoria! Parta para a ação!

Sem uma vida autocentrada, alicerçada na sua própria espiritualidade, jamais conquistará o nível de equilíbrio interior que tanto deseja. Evolução espiritual é isso: a arte de identificar e transformar nossos sofrimentos em sabedoria!


Victor Rebelo é pesquisador espiritualista, comunicador e Life Coach.
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
f t g