Cura holística
  • 1

  • 2

  • 3

  • 4

Copyright 2024 - Custom text here

Avaliação do Usuário

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Para você, o que significa estar doente? Como percebe que adoeceu? Apenas quando sente dor? Quando os órgãos não trabalham corretamente?

É realmente fantástico o desenvolvimento que a Ciência trouxe para o campo da medicina. Porém, apesar de todo avanço tecnológico que conquistamos, não conseguimos trazer um equilíbrio mais profundo para o ser humano. Por quê? Porque a medicina, sobretudo no Ocidente, parte de uma visão materialista do ser humano, que por si só também não possui comprovação científica.

Porém, em épocas mais antigas – dos velhos xamãs e curandeiros – seja no Ocidente ou no Oriente, com as medicinas ayurvédica e chinesa, por exemplo, o homem sempre foi visto como um ser total, ou seja, espírito-corpo. É a visão holística. E mais; o homem sempre foi percebido integrado ao Todo, ao universo. Se hoje existem tantas doenças e tanto sofrimento é porque não percebemos a unidade de todas as coisas – a interdependência – como diz o budismo.

Como podemos manter um estado de saúde plena se cultivamos ódio, rancor, mágoa, tristeza...?

Como manter o equilíbrio interior com atitudes egoístas, mesquinhas, sem termos a menor noção do que se passa em nossa mente?

Como ter um corpo saudável quando nos “entupimos” de comida industrializada, sem nos preocuparmos com uma alimentação saudável, saborosa e nutritiva?

Como superarmos o medo, as aflições e pressões do dia a dia se vivemos em uma sociedade competitiva demais, onde a grande preocupação da maioria é ganhar, ganhar e ganhar? Vivemos com medo da violência, mas não fazemos quase nada para ajudar aqueles que padecem na miséria. Reclamamos do governo, mas o que fazemos para contribuir voluntariamente com a sociedade?

Reclamamos de problemas respiratórios, gástricos, etc., mas o que fazemos para manter a serenidade diante das dificuldades que surgem? O que fazemos para preservar o meio-ambiente, nossas reservas florestais, nossa água, o meio em que vivemos?

Na minha opinião, a grande cura virá quando o amor reinar entre nós. Portanto, não há alternativa a não ser praticarmos a busca diária por mais autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

 

Artigo publicado na revista Caminho Espiritual, edição 15.
Ao reproduzir o texto, citar o autor e a fonte.

Clique aqui para receber um exemplar digital da revista Caminho Espiritual, sobre Curas Espirituais, gratuitamente!!

f t g